CURSO PRESENCIAL
BANDOLIM
Professor Vitor Casagrande
CAVAQUINHO
Professor Henrique Araújo
Clarinete
Professor Alexandre Ribeiro
FLAUTA
Professor Enrique Menezes
Pandeiro
Professor Rafael Toledo
A percussão foi o último elemento a ser consolidado nos grupos de choro, um dos maiores responsáveis pela inserção da percussão na linguagem do choro foi Pixinguinha, incluiu percussionistas em seu grupo “Os Oito Batutas”.
O pandeiro é o principal instrumento percussivo do choro, os pioneiros neste instrumento são: João da Baiana e Jacob Palmieri, seguidos de Russo do Pandeiro, Popeye do Pandeiro, Risadinha, Gentil do Pandeiro, Gilson, Zequinha do Pandeiro, Gilberto D’Avila, Pernambuco do Pandeiro e Jorginho do Pandeiro.
Para quem está em busca de aprendendo a tocar pandeiro dentro da linguagem do choro, é essencial escutar e se aprofundar neste repertório, pesquisar as grandes referências e entender as estruturas das composições, além de estudar as técnicas tão singulares para se dominar o instrumento e a linguagem do choro.
Por isso, nas aulas de pandeiro da Escola de Choro de São Paulo, iremos nos aprofundar na história do choro, linguagem estética e estudo técnico do pandeiro.
Violão / Violão 7 Cordas
Professor Gian Correa
O violão de 7 cordas possui uma linguagem singular, uma maneira de se tocar completamente original e brasileira, diferente de tudo que há em todo o mundo em matéria de violão. A linguagem do 7 cordas é conhecida por suas baixarias, recurso melódico de contraponto executado na região grave do instrumento, além de simultaneamente tocar acordes e levadas. Este recurso de melodias secundárias na região grave originou-se nos instrumentos de sopro de ícones da música brasileira como Pixinguinha e Irineu de Almeida, posteriormente foi adaptado para o violão por Dino 7 cordas. Nas mãos de Dino e de outros representantes este instrumento participava dos regionais de choro, grupos de choro que tiveram extrema participação em gravações de discos e programas de rádio durante muitas décadas no país.
Na Escola de Choro de São Paulo os estudos sobre o 7 cordas circundam os assuntos de harmonia, ritmo, violão de acompanhamento, condução de baixos, baixaria, e também o aprendizado de técnicas sobre como entender “música de ouvido”. Pretende-se com este curso levar aos alunos o conhecimento sobre a experiência prática e informal passada de geração para geração através das tradicionais rodas de choro. Este tipo de conhecimento é pouco explorado pelas instituições formais de ensino musical. Por isso podemos reconhecer o curso de.violão da Escola de Choro de São Paulo como uma iniciativa de extrema importância para a manutenção da linguagem deste instrumento na cultura popular brasileira.