PROFESSORES

Alexandre Ribeiro

Clarinete

Herdeiro de grandes nomes do clarinete como Severino Araújo, K-Ximbinho, Luiz Americano, Abel Ferreira, Nailor Azevedo e Paulo Moura, Alexandre Ribeiro é dono de exuberante técnica e primorosa interpretação, hipnotizando seus ouvintes logo nas primeiras notas.

Nascido na cidade de São Simão, interior do estado de São Paulo, foi discípulo e teve grande influência de clarinetistas como Krista Helfenberger Munhoz, Luiz Afonso Montanha, Sergio Burgani, Nailor Proveta e Stanley Carvalho.

Em sua trajetória, compartilhou o palco com grandes artistas como Guinga, Quinteto Sujeito a Guincho, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Arismar do Espírito Santo, Osvaldinho do Acordeon, Dominguinhos, Nelson Ayres, Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, André Mehmari, Jaques Morelebaun, Joyce Moreno, Toninho Ferragutti, Ken Peplowsky, Toquinho, Elton Medeiros, Eduardo Gudin, Tom Zé, Ed Motta, Jair Rodrigues, Luciana Mello, Wilson das Neves, Jair Oliveira, Riachão, Aldir Blanc, Mafalda Minozzi, Jane Duboc, Consuelo de Paula, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Nelson Sargento, Martinho da Vila, Fabiana Cozza, Willy Gonzalez, Allan Plachta, Gabriele Mirabassi e Tulipa Ruiz.

Participou de gravações ao lado de Alessandro Penezzi, Zé Barbeiro, Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Paulo Freire, Teresa Cristina, Laércio de Freitas, Nailor Azevedo (Proveta), Conrado Paulino, Toninho Ferragutti, Dominguinhos, Grupo Ó do Borogodó, Fabiana Cozza, Banda Jazz Sinfônica de Diadema, Jair Rodrigues, Wanderléa, Léa Freire, Nelson Ayres, Swami Junior, Conjunto Época de Ouro, Paulo César Pinheiro, Cristóvão Bastos, Verônica Ferriani, Vinicius Calderoni e muitos outros.

Em 2009, estabeleceu uma forte e bem-sucedida parceria com o violonista Alessandro Penezzi, que resultou em dois discos de bastante destaque no cenário da música instrumental: “Cordas ao Vento” e “Ao Vivo na Bimhuis-Amsterdã”, além de diversos shows pelo Brasil e pelo mundo.

Alexandre, em grupo ou em trabalho solo, contagiou plateias de importantes festivais no Brasil e no exterior, dentre eles: Choro Jazz Jericoacoara, Festival Chorando sem Parar (Brasil), em duo com João Donato, Festival América do Sul (Brasil), San Jose Jazz Festival (EUA), Yerba Buena Festival (EUA), California Brazil Camp (EUA), Skopje Jazz Festival (Macedônia), BMW Jazz Festival (Brasil), Festival Europalia (Bélgica e Holanda), Spoleto Festival (EUA), International Clarinet Festival “Il Mondo del Clarinetto” (Itália), Brasilian Film Festival (EUA), Camerino Music Festival (Itália), Encontro Internacional de Clarinetes de Bahia Blanca (Argentina), Festival de Clarinete da Patagonia (Argentina), UNAM Clarinet Festival (México), Projeto Novas Vozes do Brasil (promovido pelo Itamaraty em diferentes países como Colombia, Rússia, Espanha), Festival Música nas Montanhas (Brasil). Sua música também foi apreciada em ilustres salas de concerto como Auditório Ibirapuera, Sala São Paulo, Copenhagen Jazz House (Dinamarca), Young Museum (EUA), Pristina Jazz Club (Kosovo), sala Bimhuis (Holanda), sala Concertgebouw (Holanda), Palau de La Musica Catalana (Espanha), dentre outras. Em 2019 fez uma longa turnê pelos Estados Unidos, tocou em Port Townsend, Seattle, Boulder (Denver), São Francisco, Oakland, Berkeley, etc.

Como professor, ministrou os cursos “Clarinete Popular”, “Linguagem de Choro para instrumentos de sopro” e “Prática de Conjunto de Choro” na 29a Oficina de Música de Curitiba (2011 e 2014), California Brazil Camp (EUA – 2011 e 2012), Festival de Música de Itajaí (2012), Oficina de Choro Casa do Núcleo (São Paulo – 2012), Festival de Música de Ourinhos (2014 e 2015), Festival Choro e Jazz Jericoacoara/CE (2010, 2011, 2013, 2014, 2015), Semana do Choro de Barretos (2014), Festival de Clarinetes da Patagônia (Argentina – 2014), Encontro Internacional de Clarinetes – Bahia Blanca (Argentina – 2015), Festival Chorando Sem Parar (São Carlos, 2016), Festival de Música de Port Townsend (EUA, 2019).
Atualmente é professor de clarinete da EMESP Tom Jobim e professor e co-fundador da Escola de Choro de São Paulo (ECSP).

Nas Artes Cênicas, Alexandre já participou de espetáculos de grandes diretores e atores como Zeba Del Farra, Pedro Paulo Rangel, Mirian Muniz, Clarice Abujanra, dentre outros. É integrante do time de músicos do espetáculo Garrincha, do grande diretor americano Bob Wilson. É diretor musical, arranjador, compositor e instrumentista do espetáculo de dança Fino Fio, de Maria Eugênia Almeida, dirigido por Cristiano Meirelles.

É integrante do projeto “Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo”, Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti, Grupo Roda de Choro, Grupo Ó do Borogodó, Projeto “A Música Perto de Mim”, fundador e diretor do “Baile do Ribeiro”, colaborador do projeto “Percorso Ensemble”.

Lançou em 2014 o disco Alexandre Ribeiro Quarteto e, em 2017, seu primeiro disco solo, “De Pé na Proa”, ambos produzidos por Swami Junior. Deste último, o jornalista Carlos Calado escreveu:

“Não bastasse ser um dos instrumentistas brasileiros mais brilhantes da nova geração, o clarinetista e compositor Alexandre Ribeiro demonstra que também é um artista ousado. Com uma carreira em franca ascensão, marcada por projetos e parcerias que até agora o associavam ao universo do choro, ele não teve receio de encarar os riscos da aventura musical que resultou no álbum “De Pé na Proa” – lançamento com o selo de qualidade da gravadora Borandá.
Nesse projeto solo, Alexandre interpreta ao clarinete e ao clarone (também conhecido como clarinete-baixo) nove composições de sua autoria, quase todas feitas especialmente para esse disco. Ao criá-las, utilizou diversos ruídos e efeitos sonoros produzidos por pedais e harmonizers – recursos eletrônicos usados com mais frequência na música pop, no jazz contemporâneo ou na música eletroacústica (…), um projeto ousado que poderia resultar em algo monótono ou até hermético, mas Alexandre e o conceituado produtor Swami Jr. conseguiram encontrar o necessário equilíbrio entre improvisos, experimentos sonoros e os sentimentos embutidos no repertório do álbum. (…) Tomara que outros instrumentistas da nova geração sigam seu exemplo, no sentido de buscar novas formas de criação. A tradição musical brasileira é riquíssima e deve ser valorizada, mas a música não avança, nem se renova, sem a ousadia e a inventividade de artistas como Alexandre Ribeiro.”

Criou diversas séries para seu canal do Youtube (Alexandre Ribeiro Clarinete) como “Um Clarinete na Cidade” e “Fluxos”, ambos direcionados para o universo do clarinete brasileiro contemporâneo. Lançou recentemente, em formato digital, o disco “Encoentro/Encontro” em parceria com o violonista argentino Allan Plachta.

Henrique Araújo

CAVACO

Representa atualmente importante referência do cavaquinho e do bandolim no cenário musical do Brasil. Concluiu os cursos de bandolim e cavaquinho na ULM-SP, em 2008, atual Emesp Tom Jobim. Estudou composição e regência na faculdade FAAM e harmonia com o professor Claudio Leal, em 2013.
Atua há mais de quinze anos no cenário musical brasileiro, integrando diversos grupos importantes e acompanhando nomes de destaque, como Nelson Sargento, Izaías Bueno de Almeida, Renato Teixeira e Zeca Baleiro, entre tantos outros.
Se apresentou em festivais internacionais de renome como Brahma Festival Moscow (2006), Brazilian Festival Concertgerbouw (2012), Novas Vozes em Bogotá (2013), Casa da Música (Portugal, 2014), Festival Del Tambor (Cuba, 2018), Festival Latin Music (Moçambique, 2018), Madrid Jazz Festival (2019) e Casa do Brasil na Rússia, evento oficial da Copa do Mundo FIFA 2019.
Vem ministrando oficinas e workshops em importantes festivais e instituições do Brasil e do exterior, com destaque para: Berklee Percusion Festival (EUA, 2012), 14o Festival de Música de Ourinhos
(2013), 6o Festival de Choro de Paris (2015), Festival ChoroJazz Jericoacoara (2015), 36o Festival de Música de Curitiba (2019), Samba Congress 2019 (Alemanha) e Brazil Camp Califórnia 2019.
Há 12 anos acompanha a cantora Fabiana Cozza, com a qual gravou quatro discos e já se apresentou em diversos países como Moçambique, Cuba, Cabo Verde, Angola, EUA, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Marrocos.
Em 2018, lançou O Choro do Sertão, seu primeiro disco solo, inteiramente dedicado às composições instrumentais de Dominguinhos.
Assinou a co-direção musical, ao lado de Gian Correa, do disco Francineth & Batuqueiros e sua Gente, vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2019, na categoria Samba.
Atualmente, com 35 anos, é professor e fundador da Escola de Choro de São Paulo e professor da Escola de Música do Auditório do Ibiraquera, é diretor musical dos grupos Cordão Assim é que é e Batuqueiros e Sua Gente. Integra os grupos Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Hércules Gomes e Regional, Gian Correa Quinteto, além de acompanhar o compositor Douglas Germano.

gIAN cORRêA

Violão / Violão 7 Cordas

Gian Correa é violonista de 7 cordas, compositor, arranjador e produtor musical. Tem dois discos autoras lançados, Mistura7 e Remistura7, e também “Moderno é Tradição”, com o bandolinista Fábio Perón, e “Esmê“, homenagem a Esmeraldino Salles, com André Mehmari, Fábio Perón e Fernando Amaro. Gravou inúmeros CDs com seus grupos Panorama do Choro, Aeromosca, Alexandre Ribeiro Quarteto, Cadeira de Balanço, Grupo Um a Zero, Grupo Chorando as Pitangas e César Roversi. Tocou com artistas como Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Tom Zé, Emicida, Mestrinho, Yamandu Costa, Monarco da Portela, Nelson Sargento, Fabiana Cozza, Laércio de Freitas, Altamiro Carrilho, Nailor Proveta, Danilo Brito, Rodrigo Campos, entre outros, e faz parte da banda do cantor Criolo.

Enrique Menezes

Flauta

Flautista, Doutor e Mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em etnomusicologia na Unicamp e estágio na Princeton University, graduado em composição pela Escola de Comunicações e Artes/USP.
Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1o prêmio de composição no Programa Nascente, nas categorias composição erudita e composição popular. Relaciona a prática musical e a reflexão sobre ela, atuando em diferentes ambientes musicais – popular, tradicional e experimental. Professor-fundador da Escola de Choro de São Paulo e Co-Fundador do Instituto Usina Telecoteco. Autor do disco-livro “Jazz Rural”, tem publicado artigos sobre música brasileira em revistas nacionais e internacionais, participado de congressos, ministrado cursos sobre o estudo da música popular no Brasil. Atua nos grupos: Enrique Menezes e Jazz Rural (musica instrumental brasileira), Gian Correa e os Chorões Alterados (choro contemporâneo) e Coro de grilo (música experimental), com os quais já se apresentou em teatros de países como a França, Estados Unidos e Alemanha, além de diversos estados brasileiros.

Rafael Toledo

Pandeiro

Formado em Percussão pelo Conservatório de Tatuí e graduado em Produção Musical na Faculdade Anhembi-Morumbi, Rafael Toledo é professor e um dos idealizadores da Escola de Choro de São Paulo, atualmente acompanha os artistas: Douglas Germano, Déo Rian, Gian Corrêa além de integrar os grupos: Regional Imperial, Batuqueiros e Sua Gente, Trio Matriz e Cordão Carnavalesco Assim é que é. Gravou e se apresentou com: Paulo César Pinheiro, Criolo, Roberto Silva, Elton Medeiros, Wilson Moreira, Rosa Passos, Cristina Buarque, Almir Guineto, Altamiro Carrilho, Jorginho do Pandeiro, Yamandu Costa, Luciana Rabello, Cristovão Bastos, entre outros. . Já se apresentou nos grandes palcos do Brasil e do exterior, como: Powerhouse (Rússia), Visa for Music (Marrocos), Staatliches Museum für Völkerkunde (Alemanha), Maison du Brésil (França), Pizza Express Jazz Club (Inglaterra), Auditório Ibirapuera (SP), Sala São Paulo (SP), Ópera de Arame (PR), Teatro Rival Petrobras (RJ), Theatro Guarany (RS), Palácio das Artes (MG) e Teatro São Pedro (RS).

Vitor Casagrande

Bandolim

Bandolinista e compositor natural de Piracicaba/SP, é formado em cavaquinho pela Escola de Música de Piracicaba “Professor Ernst Mahle”, em bandolim pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, licenciado em Educação Musical na UFSCar e mestre em música pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ). Professor de bandolim da Escola de Choro de São Paulo, já ministrou workshops sobre música brasileira em países como, Bélgica e Alemanha, além de ter estudado um semestre na Universidade de Lund (Suécia). Integrante dos grupos Água de Vintém e Batuqueiros e sua gente, com os quais gravou 4 cd’s, já dividiu o palco com músicos e compositores renomados como, Cristovão Bastos, Nailor Proveta, Nelson Sargento, Alessandro Penezzi, Déo Rian, Izaias de Almeida, Zé Paulo Becker, Pedro Paes, Maurício Carrilho, Toninho Carrasqueira, entre outros.

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